sábado, 23 de abril de 2011

São Jorge - Patrono Mundial dos Escoteiros - Dia Mundial do Escoteiro

Para Baden-Powell os escoteiros de hoje são o seguimento dos bravos cavaleiros de outros tempos. Porque se comprometiam voluntariamente, seguindo um Código de Honra ou uma Lei, praticando o bem numa entrega total, e particularmente o serviço aos mais necessitados, protegendo sempre os fracos e oprimidos.

São Jorge é o único santo cavaleiro, motivo pelo qual São Jorge sempre foi o santo padroeiro dos cavaleiros, sendo também o santo protector de Inglaterra.

Conta a lenda, que mostra os valores que definem um cavaleiro e um escoteiro, a generosidade e a valentia, que são sempre reconhecidos e louvados.

No ano de 303, a 23 de Abril, nasceu São Jorge na zona da Capadócia, local onde se situa actualmente a Turquia. Ainda jovem (com 17 anos) alistou-se como Cavaleiro, e graças à sua entrega e esforço, sobressaiu entre os restantes.

Um dia, em Silene, uma antiga cidade da Líbia, soube que diariamente um dos seus habitantes, tirado à sorte, era oferecido a um horrendo dragão que o devorava furiosamente, e só assim era possível acalmar a besta.

Por um mero acaso, nesse mesmo dia da chegada do Santo Cavaleiro, Cleolinda, a lindíssima e formosa filha do Rei, fora a escolhida para ser sacrificada à besta. São Jorge como cavaleiro, nunca poderia permitir que uma atrocidade destas tomasse lugar, e ficou extremamente indignado por ninguém tomar uma posição. Nesse mesmo momento São Jorge prometeu a si mesmo pôr termo à situação, mesmo que isso custasse a sua própria vida.

Rapidamente dirigiu-se a ao pântano onde habitava o dragão. E, apesar de intimidado com os urros do dragão, São Jorge nunca vacilou, e empunhando a sua lança trespassou o dragão com um golpe fulminante! 

Desta forma terminava a triste sina da cidade de Silene, assim como a da sua bela princesa que fora salva por São Jorge.

O Rei ficou eufórico ao ver a sua amada filha poupada ao horrível sacrifício e, em forma de agradecimento, quis oferecer a mão da princesa ao seu nobre salvador. Mas São Jorge prometera perante si mesmo lutar o mal até que este fosse banido da face da terra, recusando assim o tentador convite. 

Os Escoteiros em tudo se devem assemelhar a S.Jorge, enfrentando as dificuldades e perigos corajosamente, com determinação, empenho e vontade, até vencer, levando a luta até ao fim.

São Jorge é o Patrono dos Escoteiros, e no Dia de S.Jorge, ou seja 23 de Abril, festeja-se também o Dia Mundial do Escoteiro.
O meu lado de "Cavaleiro" quer matar-te enquanto o meu lado "verde" quer apenas reduzir as tuas emissões de carbono.

Sem comentários:

Enviar um comentário