segunda-feira, 9 de maio de 2011

Quero ir aos Escoteiros todos os dias...

Eu quero ir para os Escoteiros todos os dias... Chega-se a segunda-feira e penso que seria bom ser dia de Escoteiros... E faltam tantos dias até ser sábado. Bem... Pelo menos no próximo sábado começa logo de manhã!!!

Mas, porque é que eu quero que seja sábado? Para poder estar perto daqueles com quem convivo, com quem já fiz acampamentos, acantonamentos, painball, rappel, slide, carros de rolamentos, Raides, etc.
Em suma... Daqueles com quem partilho os momentos mais intensos...

Mas ser Escoteiro é mais do que experiências intensas, ou não é?

É colocarmos em prática, no dia-a-dia, o que vamos aprendendo todos os fins-de-semana, ou seja... Camaradagem, iniciativa, ter disciplina, saber planear para depois executar como se pretende, ter uma só palavra, ser leal...

E só podemos fazer isto no sábado?

Saber planear para depois executar... Não é algo que podes fazer na escola?

Disciplina... Respeitar os pais, os professores.

Camaradagem... Aquele amigo(a) que precisa da tua voz amiga. Não pode ser um colega da escola, o teu melhor amigo, etc.?

Iniciativa... Quando alguém se depara com um problema, não podes ter a iniciativa de ajudar a resolver? Seres tu o primeiro a dar um passo quando todos os outros ficam "à margem"?

Ter uma só palavra... Assumir o que se diz. Honrar a tua palavra. Não podes fazê-lo todos os dias e, com isso, ter a confiança de todos em ti e no que dizes?
Lealdade... Ser leal a quem confia em nós, em quem deposita a confiança em nós... Um irmão mais novo é um exemplo que nos olha sempre como referências porque confiam em nós e, por isso, lhe devemos lealdade... Outros exemplos existirão.

Não preciso que seja sábado... Sou Escoteiro... E ser Escoteiro não é um uniforme que coloco de vez em quando. Ser Escoteiro é um modo de vida! Ser Escoteiro não se explica. Vive-se intensamente!

E tu? Tens coragem de ser Escoteiro?

Sem comentários:

Enviar um comentário